cover
Tocando Agora:


Atlético faz sete gols após dez anos com elenco atual valendo 2,84 vezes mais que 2016

Goleada histórica resgata memória do Galo e escancara salto financeiro do elenco Depois de uma campanha inicial irregular, o Atlético Mineiro assegurou vaga...

Atlético faz sete gols após dez anos com elenco atual valendo 2,84 vezes mais que 2016
Atlético faz sete gols após dez anos com elenco atual valendo 2,84 vezes mais que 2016 (Foto: Reprodução)

Goleada histórica resgata memória do Galo e escancara salto financeiro do elenco

Depois de uma campanha inicial irregular, o Atlético Mineiro assegurou vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro ao aplicar 7 a 2 sobre o Itabirito-MG, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Victor Hugo, Hulk (três vezes), Gustavo Scarpa, Mateo Cassierra e Renan Lodi marcaram para o Galo, enquanto Romário Simões e Apolinário fizeram os gols do rival.

Além da ótima apresentação do Alvinegro, foi a primeira vez na década em que o Atlético-MG marcou sete gols em uma mesma partida. No Campeonato Mineiro de 2016, o Galo goleou o Villa Nova-MG também por 7 a 2, em confronto que ocorreu no Mineirão.

Em confronto válido pela décima rodada, o Atlético-MG, com o técnico uruguaio Diego Aguirre no comando, venceu a equipe de Nova Lima com gols de Júnior Urso, Robinho (três vezes), Rafael Morisco (contra) e Lucas Pratto (duas vezes), com Soares e Mancini descontando para o adversário.

Time que venceu o Itabirito vale 59,55 milhões de euros

O Atlético-MG atuou com a seguinte escalação em 2016: Uilson, Marcos Rocha, Tiago, Leonardo Silva (Edcarlos), Douglas Santos (Carlos César), Júnior Urso, Rafael Carioca, Leandro Donizete, Clayton (João Victor), Robinho e Lucas Pratto. De acordo com o Transfermarkt, aquele time era avaliado em 20,95 milhões de euros.

Já a equipe que derrotou o Itabirito-MG atuou com a seguinte formação: Éverson, Renan Lodi (Bernard), Vitor Hugo, Natanael, Ruan Tressoldi, Victor Hugo, Maycon (Reinier), Gustavo Scarpa, Alan Franco (Alan Minda), Hulk (Mateo Cassierra) e Dudu (Tomás Cuello). O elenco que entrou em campo está avaliado em 59,55 milhões de euros.

Atlético-MG goleou o Villa Nova-MG por 7 a 2 em 2016 Foto: Andre Yanckous/AGIF

No total, o elenco atual do Galo é 2,84 vezes mais valioso em relação à equipe de 2016. O atleta mais bem avaliado na vitória diante do Itabirito-MG é Renan Lodi (12 milhões de euros), enquanto o menos valioso é Vitor Hugo (600 mil euros). Já no time de 2016, Rafael Carioca e Robinho eram os atletas mais bem avaliados (4,5 milhões de euros cada um), com Uilson (100 mil) tendo o menor valor.

Galo foi vice-campeão mineiro e da Copa do Brasil em 2016

Em 2016, o Atlético terminou com o vice-campeonato mineiro (derrotado pelo América-MG) e o vice na Copa do Brasil, ao perder a decisão para o Grêmio. No Brasileirão, o Galo ficou na quarta posição, com 62 pontos, enquanto foi derrotado pelo São Paulo nas quartas de final da Copa Libertadores.

Em 2026, além das competições estaduais e nacionais, o Alvinegro também disputará a Copa Sul-Americana. O Atlético Mineiro, ao lado também dos brasileiros São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Santos e Vasco, já está garantido na fase de grupos, na qual começará apenas em abril.